16 janeiro 2007

A Hidrelétrica de Itaipu

Companheiros, hoje fomos visitar a Hidrelétrica Binacional (Brasil e Paraguai) de Itaipu (www.itaipu.gov.br). Ficamos surpreendidos com a organização e o atendimento ao visitante. Existem dois tipos de passeio: um pago (R$30,00), que é uma visita mais específica às instalações da usina (mas só a partir de 14 anos, ou seja, Sofia não poderia) e outro gratuito, no qual fomos. Primeiro assistimos a um vídeo de 30min sobre a construção, importância, "preocupação ambiental" do empreendimento, etc... Depois embarcamos em um ônibus com ar-condicionado (eles disponibilizam vários), com guia e uma gravação em português, espanhol e inglês, explicando o que víamos durante o trajeto, que dura cerca de 1h, com duas paradas. As imagens da represa são incríveis. A visita termina com um passeio a um ecomuseu, onde podemos ver achados arqueológicos e amostras de espécies animais e vegetais da região.


Eu e Sofia na hidrelétrica.
As cataratas vão ficar pra amanhã cedo...abraços.

Boa dica:

Jantamos ontem num restaurante chamado Zaragoza, (www.restaurantezaragoza.com.br), especializado em frutos do mar. Lugar bastante agradável, com excelente atendimento e preço honesto. Melhor: levamos o vinho e não nos cobraram a rolha. Fechamos bem a noite.

Cilada: depois de saírmos da hidrelétrica, inventamos de almoçar no "Lago de Itaipú". Segundo o que assistimos no vídeo, nos municípios do entorno da represa existem áreas de lazer com "praias", restaurantes, atividades náuticas, etc. Seguimos até o município "mais próximo", Santa Terezinha de Itaipu (cerca de 30Km), atrás da tal "prainha". Sabe Iguaba? Pois é. E o pior, tivemos que pagar R$9,00 pra entrar na tal prainha, onde só tinha um "restaurante" que não dava. Voltamos no mesmo pé. Mas valeu a experiência e confirmou a máxima de que "nada é o que parece."

Nenhum comentário: